terça-feira, 12 de junho de 2007









24
Pare de copiar o mundo. O mundo é que deverá copiá-lo, um dia! Os gênios, os homens de sucesso não copiam, são copiados! Veja as formas que preenchem e cobrem o mundo hoje. Foram os artistas que as inventaram todas! Veja os estilos dos prédios, edifícios, casas de hoje... Essas formas vieram de um estilo dos anos trinta chamado Arte-Deco. E o mundo inteiro aderiu a esse estilo e o imita até hoje! Algum dia outros artistas inventarão outros modelos e o mundo os seguirá obedientemente. A maioria da humanidade é "maria vai com as outras!"... Se um artista famoso pinta o cabelo de azul, no outro dia "metade do mundo" pintou também o cabelo de azul!
A medida que o velho falava, Tim se entusiasmava. Era inteligente! Aprendia tudo com facilidade...
25
Não demorou muito e Tim já estava produzindo telas e mais telas, conforme as orientações do velho marchand Henry Lux Goldman.... O velho vinha visitá-lo de vez em quando, olhava seus quadros, elogiava, criticava, dava um palpite aqui, outro ali, orientava, aconselhava, depois juntava tudo e levava para um depósito que alugara especialmente para esse fim. No final do mês o velho trazia um envelope fechado contendo exatamente a quantia de dois mil reais, em notas de cem e de cinqüenta, e dizia, brincando, para Tim:
---As de cinqüenta você gasta, as de cem, põe numa poupança!
Esqueci de dizer que o velho fez Tim assinar um contrato, o qual antes de assiná-lo, foi levá-lo para seu tio ler. No contrato dizia que Tim não podia vender ou dar seus quadros a quem quer que fosse, nem aos seus parentes mais próximos. O tio não gostou muito dessa parte do contrato mas compreendeu que o velho estava certo! Coisas sérias devem ser levadas a sério. O tio de Tim já era rico mesmo, tinha já uma bela coleção dos quadros de Tim e não se importou... Aconselhou-o a seguir o contrato rigorosamente.
26
O velho marchand disse a Tim para ele evitar comentar com outros o que estava fazendo. Quanto mais segredo guardasse, melhor! O segredo é a alma do sucesso, dizia o velho... Fale pouco e aja mais! Quem muito fala, aborta seu futuro! Não realiza nada... O silêncio tem um poder misterioso! Repetia o velho sempre... Isto porque Tim, as vezes, falava demais... Principalmente quando bebia algum vinho, ou cerveja!
27
Tim trabalhava com entusiasmo! Sua vida melhorara dali para a frente. Estava mais feliz, saudável. Parte do dinheiro que recebia do velho, dava ao pai, que estava bem satisfeito com a novidade. Aos sábados e domingos tirava para descansar. Saia as vezes sozinho, ia visitar museus, livrarias, galerias de arte. Outras vezes ia com a namorada ao cinema, ao shoping, onde lhe comprava lindos presentes... A namorada de Tim, Lúcia, estava adorando essa nova fase dele, embora se ressentisse um pouco pela falta de atenção a ela, mas compreendia... Às vezes ia visitar Tim e encontrava-o mergulhado no trabalho, vestindo um uniforme manchado com todas as cores do arco-iris, telas e tintas espalhados por todos os lados. Parecia um "Dali" em franca atividade!
28
Por outro lado o velho movia seus pauzinhos... Anunciava, de vez em quando, aos seus amigos marchands, que havia descoberto um novo gênio da pintura... Um novo Picasso! Alguns ficavam curiosos, queriam saber mais detalhes, mas o velho mudava logo de assunto! Era um "malandro" experiente... Sabia que tinha que manter segredo até que a "árvore começasse a dar frutos". Nesse mundo, o mundo das artes, onde rolam fortunas incalculáveis, quem fala demais perde possibilidades, oportunidades, acaba entregando o ouro ao bandido, isto é, dando pistas aos concorrentes. Para que uma coisa dê bom resultado e renda o máximo tem que manter-se hermeticamente fechada e só vir a luz quando estiver pronta, acabada, completa... Por isso a sábia mãe natureza mantêm o bebê dentro da barriga materna durante nove meses!

Nenhum comentário: