terça-feira, 12 de junho de 2007



38
Veja-se por exemplo o impressionista Seurat. Sua técnica era a do pontilhismo. Hoje essa técnica é bem aceita na sociedade, temos diversos artistas consagrados e famosos que utilizam essa técnica, sendo que um dos mais conhecidos aqui no Brasil é o pintor Cláudio Tozzi. Essa técnica, a do pontilhismo foi usada de forma mais espalhafatosa por todos os impressionistas franceses. Renoir, Van Gogh e outros pintavam quadros com milhares de traçinhos coloridos e eram as misturas desses traçinhos que davam vibrações cromáticas às suas telas. E foi do pontilhismo que nasceu o of.-set, técnica de impressão gráfica utilizada hoje no mundo inteiro, inclusive a arte fotográfica chamada digital, cujas imagens são compostas por milhões de pontinhos coloridos, deve sua descoberta a Seurat, o primeiro pintor a utilizar os pontos coloridos em suas telas. Naquele tempo Seurat foi vaiado, pichado, incompreendido, criou polêmica com um dos seus quadros, "Um domingo de verão na grande Jatte."... Mas foi graças a ele que as artes gráficas e fotográficas atingiram o ponto máximo de expressão no mundo!
39
O povo, as multidões, não vêm o amanhã. Só vêm o passado... Alguns poucos vêm o presente... Raríssimos, o futuro...
--- E eles conseguiam vender seus quadros?
--- Qual nada... Dizem que Van Gogh só vendeu um quadro em toda sua vida. Eu pessoalmente não acredito nisto. Ele deve ter vendido mais de um... Mas o fato é que alguns tinham parentes ou amigos ricos, que os auxiliavam. Muitos dos quadros desses pintores eram trocados por pratos de comida... (hoje valem milhões de dólares) Ou trocavam pelo aluguel do atelier... Alguns, alem de quadros, faziam bicos e diversos serviços variados. Outros pintavam retratos sob encomenda... Embora fossem modernos, muitos deles sabiam desenhar bem, e pintavam alguns quadros em estilo acadêmico para não morrerem de fome... Outros "copiavam" quadros de pintores mais famosos e os vendiam para algumas pequenas galerias e marchand oportunistas. E assim esses jovens sobreviviam...
40
Mas se a Arte Moderna chegou ao ponto em que está hoje, muito se deve aos marchands... Eles foram os primeiros a se interessarem por aqueles pintores "malucos", exóticos, ousados... Compravam quadros de todos eles e os guardavam em depósitos! Esperando valorizarem, com o tempo. Sabiam, intuitivamente, que um dia seriam valorizados. Os marchands, de tanto observarem pinturas, aquarelas, desenhos, também desenvolvem, como os pintores, uma certa "visão interna", uma certa clarividência... Um certo poder de adivinhação. E isso os auxilia muito a ganhar dinheiro com arte... Quando o artista não é famoso, seus quadros são baratos, acessíveis... Imagine, por exemplo, quem conheceu Picasso em seu início de carreira e comprou dele muitos quadros... Guardou-os e depois vendeu-os pelos leilões da Sotebys! Hoje, seus herdeiros são milionários!
41
--- Quem você acha que foi o primeiro moderno?
--- As opiniões variam, conforme os lugares, países, cidades. Mas eu, pessoalmente, acho que foi Courbert, que foi um dos primeiros a expressar seu desprezo pelas convenções e autoridades da época organizando um pavilhão só para apresentar seus trabalhos mais recentes, aliás extremamente ousados para a época... Isto foi em 1863 e a exposição chamou-se: "Exposição Universal de Paris".
42
--- Quando foi que aconteceu o tal Salão dos Recusados?
--- Em 1863, mesmo ano da exposição de Courbert. Nessa época, de efervescência intelectual, muitos pintores, escritores, poetas estavam experimentando outros terrenos inexplorados, outras novidades, novas formas de expressão. Alguns poetas já estavam abolindo a rima de seus poemas... Outros a métrica. Mas os poetas, escritores, encontravam mais facilidades para exporem seus trabalhos ao público através de pequenos jornais e em revistas, livretos e folhetins que eles mesmos produziam e financiavam... Porém, para os pintores, tudo era mais difícil... Havia quadros grandes e esculturas que pesavam dezenas de quilos...
Precisavam de local para exporem seus trabalhos. Foi aí que surgiu o Salão dos Recusados.

Nenhum comentário: